A maioria das pessoas tende a imaginar o serial killer como uma pessoa louca ou doente mental, o que se verifica não ser verdade na maioria dos casos. Há, no entanto, consenso de que os assassinos seriais possuem ligações íntimas com a psicopatia e a psicose, que são desvios mentais distintos.
Em crianças mais velhas e adolescentes, os problemas comportamentais surgem quando a criança está tentando se desvincular das regras e supervisão dos pais (consulte Problemas de comportamento em adolescentes). Os pais devem aprender a diferenciar esses problemas de erros em julgamento que são cometidos ocasionalmente.
Os Transtornos Disruptivos (TD) compostos do Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e o Transtorno de Conduta (TC) são distúrbios psiquiátricos que apresentam como característica principal um modelo repetitivo e persistente de conduta antissocial, agressiva ou desafiadora.
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que a pessoa tem um padrão de pensamento e comportamento bastante rígido e mal ajustado.
O distúrbio é uma alteração nas condições físicas ou mentais do indivíduo que afeta o funcionamento de algo em sua rotina, e geralmente tem origem de fácil identificação.