Os estipes geralmente são caules não ramificados, que apresentam em sua parte superior um aglomerado de folhas. É um tipo de caule encontrado em espécies de palmeiras.
Chama-se de caule o órgão condutor de seivas (tanto seiva bruta como seiva elaborada) das plantas, por que e que sustenta a copa das árvores. Possui gemas (apical e auxilar) de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores. O meristema é o tecido responsável pelo crescimento do caule.
Colmo é um tipo de caule encontrado nas gramíneas como: cana-de-açúcar, milho, arroz, bambu. É um tipo de caule em que nós e entrenós são bem visíveis, e podem ser ocos (bambu) ou cheios (cana-de-açúcar).
Ao se falar em bulbos, ou plantas bulbosas, nos vêm a mente belas plantas como tulipas, gladíolos, amarílis, íris, dálias, canas-de-jardim, caládios, etc. Alguns são bulbos verdadeiros, nos corretos termos botânicos, enquanto outros não.
Na biologia, um rizoma é uma estrutura componente em algumas plantas cujos brotos podem ramificar-se em qualquer ponto e transformar-se em um bulbo ou um tubérculo.
São pedaços de rizoma com um a dois brotos. Em um mês, as mudas estão prontas para o transplante em local definitivo. Os rizomas devem ser cobertos com uma camada de dez centímetros de terra depois de plantados. Mas como crescem para cima, é preciso cobri-los periodicamente.
Os bulbos também não precisam de muita água: basta regá-los de duas a três vezes por semana sem encharcar o solo. Porém, é importante escolher bem o horário das regas, que devem ser feitas nas primeiras horas do dia.
Elizabeth, para dar flor, a amarílis precisa notar uma diferença de temperatura e umidade. Pensa assim, na natureza, o bulbo entra em dormência quando nota que chegou o inverno. Nesse período, ele não tem mordomia nenhuma: além de passar frio, ainda recebe pouca água, às vezes nenhuma.
O amarílis floresce uma vez por ano, na primavera. Ele fica bonito durante três semanas.
A amarílis devem ser regadas com moderação até o caule começar a aparecer. Então, com o broto e as folhas aparecendo, você vai aumentando gradualmente os níveis de água. Nesse ponto, o caule crescerá rapidamente e as flores se desenvolverão depois que planta e a haste atingirem o crescimento total.