Passo a passo de como enviar mensagem para cobrar pelo WhatsApp
5 dicas para cobrar os clientes da sua empresa de forma educada
Continue a leitura deste artigo e conheça 5 diferentes formas de cobrança.
Na hora de falar sobre o motivo do contato, seja direto, mas sempre mantenha o respeito. Além disso, tente segurar um tom positivo o tempo todo e deixe claro que o objetivo é encontrar uma solução, e não apontar dedos. NEGOCIAR em vez de cobrar, lembra?? Antes de ligar, estude o caso.
A seguir, confira cinco conselhos para sair dessa situação chata e ter seu dinheiro de volta sem culpa:
De uma forma bem simples, há duas formas para se receber judicialmente uma dívida. Trata-se da ação de cobrança e da ação de execução. ... Caso contrário, demandará uma ação de cobrança. Em todo caso, seja uma ação de execução ou de cobrança, o importante é que se proceda com a ação o mais rápido possível.
Treinamento da equipe: 5 técnicas de cobrança por telefone
O primeiro contato ou aviso que o cliente está em atraso com algum pagamento deve ser feito de maneira mais “leve” e impessoal. Para tal, utilize o e-mail. O contato impessoal evita que o cliente fique constrangido com o alerta sobre sua dívida.
O que você DEVE fazer na hora de cobrar uma dívida
7 Dicas para cobrança de mensalidade escolar em atraso
A escola não pode impedir, por exemplo, o estudante de frequentar as aulas. ... O aluno inadimplente mantém o direito de transferir-se para outra instituição de ensino, seja pública ou privada, sendo a escola obrigada a fornecer os documentos necessários para sua transferência.
Quais medidas a escola NÃO deve tomar contra o aluno inadimplente. Apesar da inadimplência, o estudante que atrasa uma ou várias mensalidades tem diversos direitos garantidos pela Lei nº 9.
A ação de cobrança de mensalidade escolar prescreve em um ano a contar do vencimento da prestação (art. 178, § 6º, VII do Código Civil de 1916). Ajuizada a ação quando passados mais de cinco anos do vencimento da última parcela, cabe reconhecer a prescrição do direito de ação.
O assunto “mensalidades escolares” é regulado pela Lei 9.
A orientação dos órgãos de proteção do consumidor, de maneira geral, é que as mensalidades nas escolas particulares continuem a ser pagas regularmente durante a pandemia, inclusive sem solicitações de reembolso, descontos ou cancelamentos dos pagamentos ao longo da quarentena.
13 fev Cobrança de matrícula escolar pode ser um ato ilegal A taxa de matrícula nada mais é que uma reserva de vaga, que garante ao aluno um lugar na instituição escolar. ... Dessa forma, as escolas e universidades só podem cobrar no máximo 12 parcelas – se o curso for anual – e seis parcelas – se for semestral.
A anuidade é o valor a ser pago em 12 parcelas mensais e iguais - a mensalidade. Desse total, a quantia paga antecipadamente a título de reserva ou matrícula deve ser descontada. As escolas podem apresentar planos alternativos de pagamento, mas o valor total não pode ser superior ao da anuidade.
É possível cobrar taxa de rematrícula? Sim, é possível cobrar a taxa para alunos que já estudam na escola. Porém, não é permitido cobrar esse valor à parte da anualidade. ... Sob o mesmo ponto de vista, ofereça desconto para pais que indicarem novos alunos.
Denominada também de taxa de reserva de vaga, rematrícula ou 13ª mensalidade, esse encargo é cobrado pelas instituições de ensino no momento da inscrição do indivíduo no quadro de alunos da escola. ...
A cobrança de taxa de matrícula é prática comum das instituições de ensino brasileiras para garantir vaga aos alunos. ... Especialistas em direito do consumidor consultados pelo R7 explicam que as escolas têm o direito de realizar a cobrança da taxa, desde que o valor faça parte da anuidade do ano letivo.