Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
Jean de La Fontaine Escritor francês Jean de La Fontaine nasceu em 8 de julho de 1621. Era filho de um inspetor de águas e florestas, e nasceu na pequena cidade de Chateau-Thierry. Estudou teologia e direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura.
As Fábulas de Esopo são uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620—560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu Grécia Antiga. As fábulas de Esopo tornaram-se um termo genérico para coleções de fábulas brandas, usualmente envolvendo animais personificados.
Fábulas conhecidas O Leão e o Camundongo. A Cigarra e a Formiga. A Lebre e a Tartaruga.
Significado de Fábula substantivo feminino Conto alegórico cujos personagens, geralmente animais, apresentam a narrativa com o objetivo de passar uma lição de moral. ... História de deuses ou de personagens mitológicos, especialmente relacionados com a mitologia grega e romana; mitologia.
Texto narrativo breve que transmite uma lição moral Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humana, principalmente a fala.
A Fábula e o público infantojuvenil Com relação ao público infantil, a fábula representa um importante espaço para a disseminação de valores essenciais às relações sociais, como ética, amizade, respeito às diferenças, humildade, generosidade etc.
Disponha as crianças em círculo e informe que hoje vocês farão a leitura de uma fábula. Explique que as fábulas são narrativas curtas que sempre nos transmitem uma lição de moral e um ensinamento de vida. Escreva o título da fábula na lousa: “O Leão e o Ratinho” e leia a fábula para as crianças com muita alegria.