Os neurônios são células presentes no sistema nervoso e apresentam como principal função conduzir os chamados impulsos nervosos.
Os neurônios podem ser classificados, de acordo com sua morfologia, em neurônios multipolares, neurônios bipolares e neurônios pseudounipolares. Esse tipo de neurônio possui mais de dois prolongamentos celulares. É a ocorrência mais comum.
Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser dividido em: ... Sistema Nervoso Central - consiste no encéfalo e na medula espinhal, ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e eixo central do corpo humano (coluna vertebral), respectivamente.
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".
Chama-se sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. É o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma, como saciedade, repouso e digestão.