As tropas revolucionárias prenderam Luís e Maria Antonieta em agosto de 1792. Em setembro, a França se tornou república — uma nação governada pelo povo, e não por um rei. Luís foi julgado por traição (sob a acusação de haver traído seu país) e foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793, em Paris, na França.
21 de janeiro de 1793
Os Privilegiados e o Terceiro Estado Quando Luís XVI subiu ao trono, a sociedade francesa estava organizada em camadas distintas: os privilegiados – o clero (Primeiro Estado) e a nobreza (Segundo Estado) e os que trabalham - todo o resto da população (Terceiro Estado).
A execução de Maria Antonieta da Áustria é a aplicação da sentença de morte pela guilhotina de Maria Antonieta da Áustria, rainha da França, ocorrida em 16 de outubro de 1793.
Opera Mundi: Hoje na História: 1793 - Acusada de traição, Maria Antonieta é condenada à guilhotina.
Depois da fuga de Varennes, Luís XVI foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792; a família real foi posteriormente presa na Torre do Templo. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição, e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.
16 de outubro de 1793
Rainha da França (2/10/1793). Filha de Francis I, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Maria Antonieta nasce em Viena. Em 1770 casa-se com o herdeiro do trono francês. ... Durante a guerra, Maria Antonieta é acusada de conspirar a favor de seu país natal.
Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França, esposa do rei francês Luís XVI. ... Para criar uma aliança duradora com a França e outras cortes que viviam em constante conflito com a Áustria, a rainha Teresa tinha planos para o futuro das filhas.
Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena, conhecida como Maria Antonieta, nasceu em 2 de novembro em 1755. Nascida Arquiduquesa da Áustria, era filha do Imperador Francisco I do Sacro Império Romano-Germânico, e da Imperatriz Maria Teresa da Áustria.
A versão francesa de Maria Antonieta permite reconhecer sem sombra de dúvidas a rainha de origem austríaca. O queixo duplo desapareceu, as maçãs do rosto estão levemente afundadas, os olhos apenas retocados, enquanto que o nariz e a boca estão intactos. - É a mais próxima do original - afirmou Castelbajac.
Como rainha da França, ela foi autorizada a seguir a moda, mas sem provocação. Maria Antonieta desconsiderou a etiqueta e preferiu roupas extravagantes. ... Além disso, a rainha estava sendo acusada de gastar enormes somas de dinheiro em suas roupas, em vez de priorizar o bem-estar de seu povo.
37 anos (1755–1793)
Viena, ÁustriaHofburg
Ana Bolena (Anne Boleyn, em inglês) é uma das figuras femininas mais importantes da história da realeza inglesa. Conhecida pela beleza e poder de sedução, ela era mais que isso: inteligente, tornou-se uma integrante influente e com poder de decisão nos assuntos da corte.
A Queda da Bastilha, nome pelo qual ficou conhecida a tomada da prisão pela população parisiense, marcou o início da Revolução Francesa e espalhou o fervor revolucionário pelo país.
Resposta: Em setembro de 1792, a nova Convenção Nacional aboliu a monarquia e declarou a França uma república. Em 21 de janeiro de 1793, Luis XVI foi considerado culpado por traição e foi executado na guilhotina. Sua esposa, Maria Antonieta, foi executada nove meses depois.
Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução: ... A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
a França começou a passar por uma grande crise econômica, os preços começaram a subir e a população começou a sofrer com a fome e com a miséria, no campo a população não tinha como trabalhar pois não haviam condições favoráveis, e nas indústrias a crise era a mesma, o que fez com que muitos trabalhadores ficassem ...
A Revolução Francesa, um dos maiores acontecimentos da humanidade, foi um processo revolucionário inspirado em ideais iluministas contra a monarquia absolutista. ... Foi inspirada nos ideais do Iluminismo e motivada pela situação de crise que a França vivia no final do século XVIII.
Por ser bastante desigual em privilégios esse foi um dos fatores que contribuiu para a revolução francesa. ... e além disso o setor têxtil estava prejudicado porque as industrias da Inglaterra e França estavam disputando entre si o que fez com que a balança comercial ficasse desfavorável.
A revolução francesa tem relação com o iluminismo porque o movimento de revolta iniciado pela população da França foi influenciado pelos ideais iluministas. Os iluministas pregavam uma ideologia que não condiziam com o regime absolutista.
A agricultura, maior fonte de renda do Estado, estava em crise devido ao atraso técnico e às más colheitas. Para completar, a indústria francesa era pouco lucrativa. A sociedade estava dividida em três estados: o primeiro e segundo estados (clero e nobreza) monopolizavam os privilégios e estavam isentos de impostos.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.