Para fazer uma boa anamnese é preciso ter um foco bem definido para que a investigação seja bem sucedida e as informações adquiridas bem aproveitadas. O paciente é o moderador, pois se supõe que ele conheça sua própria história, sendo capaz de fornecer informações sobre ela.
A anamnese, que consiste na entrevista feita pelo profissional quando da realização da consulta, é muito importante como uma etapa do exame clínico. A partir de um questionário, o médico obtém informações importantes sobre a história atual e pregressa do paciente.
O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior continua com o corpo do útero. A extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).
Exame clínico ginecológico No exame pélvico de toque, pode-se avaliar a posição, mobilidade e tamanho dos órgãos genitais femininos internos, em especial do útero, ovários e trompas, assim como a presença de dor ou tumorações.
9 perguntas que as mulheres devem fazer ao ginecologista
Os exames que podem ser realizados no consultório ginecológico são:
Para aproveitar ainda mais o encontro, leve essa listinha para não esquecer de perguntar para ela/ele:
O ginecologista é o médico responsável pelo cuidado e estudo do aparelho reprodutor feminino. Assim, cuidando da saúde da mulher como um todo, mas com maior foco em seu aparelho reprodutor. Ele pode acompanhar a gestação, cuidando da saúde tanto da mãe, quanto do bebê.
Quando procurar um ginecologista?
O exame preventivo é um exame rápido, simples, que é feito no consultório do ginecologista e que não dói, no entanto a mulher pode sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no útero durante a realização do exame, no entanto essa sensação passa assim que o ginecologista retira o dispositivo médico e a espátula ...