Como fazer exercícios físicos para iniciantes
Fazer atividade física: um guia para começar e nunca mais parar
De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
Exercitar-se pela manhã diminui o apetite Se seu objetivo é perder peso, exercitar-se pela manhã é a melhor opção. Ainda que o aumento de metabolismo consuma mais calorias, a atividade física pela manhã reduz o apetite! Essa é uma boa forma de limitar a vontade de comer lanches ao longo do dia.
Para aqueles que estão iniciando um programa de atividades físicas recomenda-se iniciar com o volume mínimo (30 minutos – 3 vezes na semana) e aumentar progressivamente a frequência e duração das sessões. Essas sessões também podem ser divididas ao longo do dia, especialmente no início.
Se investir em exercícios de alta intensidade, o indicado é malhar dia sim e dia não, para dar tempo para o corpo se recuperar. Agora, caso o exercício seja leve, é possível até treinar todos os dias.
Já sabe quanto tempo por dia é o ideal para emagrecer de verdade? Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.
Vale a pena fazer o desafio dos 30 dias de agachamento? Ele funciona? Bom, vamos colocar da seguinte maneira: seja qual for o exercício, se você sair do 0 e passar a fazer, vamos dizer, 30 repetições por dia, durante um mês, sim, você vai obter algum resultado.
Como executar corretamente o exercício de agachar?
Aprenda a postura correta do agachamento
Não consegue sentar lá embaixo Para realizar o agachamento perfeito, você deve se sentar profundamente, executando uma ampla gama de movimentos para manter as coxas paralelas ao chão. Mas, se os movimentos estão rasos, a falta de flexibilidade e mobilidade no quadril pode ser o culpado.
Com um kettlebell ou haltere nas mãos e junto ao peito, ele ajuda a fortalecer o core, melhorar a mobilidade do quadril e a aumentar a amplitude do agachamento. É importante começar com cargas leves e ir aumentando aos poucos, conforme você se sentir confortável e o seu agachamento começar a melhorar.
Fazer Squat em Isometria (com paragem de alguns segundos no agachamento) é fundamental para ganhar força, explosividade e velocidade. Faça alguns sets de 3 a 4 reps com uma carga “simpática” e fique alguns segundos (2 a 3 segundos) na posição de agachamento e quebrando a paralela como é óbvio.
A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.
"Essas dores podem começar de quatro a seis horas após o treino e vão aumentando até atingir um pico, que se dá cerca de 24 horas após a malhação. Depois disso, começa o alívio", explica Roberto Bizaco, médico do esporte do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
Gelo ou água gelada Se você sentir uma fisgada, aplicar gelo imediatamente evita a formação de um edema mais grave, amenizando a dor muscular após a academia. No dia seguinte, a imersão por 15 a 20 minutos em água gelada (crioterapia) promove a vasoconstrição e também alivia o incômodo.
Essa dor pode surgir logo após os exercícios ou até 24h depois, e é completamente normal. A dor muscular pós-treino é reflexo da resposta dos músculos para reparar o dano sofrido – quando você se exercita, são criadas micro lesões que o corpo cura naturalmente, tornando-se assim mais forte.