A casca dos angicos é rica em taninos, mucilagens e alcalóides que têm ação medicinal hemostática, depurativa, adstringente, cicatrizante e emulsificante peitoral sendo muito indicada para tratar: tosses, coqueluche. doenças sexuais, problemas uterinos. contusões.
O angico é uma árvore com porte mediano, atingindo até 15m de altura, com casca grossa e muito rugosa. As folhas são compostas com 20 a 80 folíolos, sempre aos pares. As flores pequenas, do tipo pincel, de cor creme e estão agrupadas em inflorescências globosas.
O angico é uma árvore decídua, nativa, pioneira de médio à grande porte, mede cerca de 13 metros de altura podendo chegar à 20 metros. Apresenta o tronco cilíndrico ou tortuoso com 40-60 cm de diâmetro, sua casca tem aspecto quase liso e claro até rugosa ou muito fissurada e escura.
Espécies
O angico, nas suas diversas espécies, por ser comum em matas ciliares, e há muito vem sendo utilizado para diversos fins, sendo que a principal utilização ainda é para a produção de energia em forma de lenha ou como moirões em pequenas propriedades rurais.
- O chá da casca é indicado para resfriados, gripes, catarro de peito, faringite, infamações pulmonares, debilidade orgânica e raquitismo; - A tintura feita a partir de sua casca é utilizada no tratamento de reumatismo.
Modo de fazer: Para preparar esse chá de casca de angico, ferva a água, acrescente as cascas despedaçadas, deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, abafe e aguarde mais 5 minutos. Coe para usar. Adoçar é opcional.
8 benefícios do jatobá para a saúde
Como utilizar o jatobá
Da casca do jatobá se faz uso medicinal pelas populações das regiões onde esta árvore é nativa pois, a mesma tem ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, antiinflamatoria, antioxidante, aperiente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, estomáquica, expectorante, fortificante, ...
Como fazer o Chá de Jatobá: Coloque 3 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
Corte um pedaço da casca da árvore do jatobá em pedaços bem pequenos, lave a casca com água corrida. Adicione meio litro de água, coloque para ferver e em seguida para coar. Acrescente uma colher de açúcar e espere apurar.
Para extrair a seiva, é necessário fazer um furo até chegar ao centro do caule do jatobá, a “veia”, como diz o dito popular, justamente onde corre a seiva da árvore e aguardar, logo começa a pingar o líquido escuro. Pronto, basta colocar um “caninho” para facilitar escorrer o vinho para um balde ou bacia.
1 colher (sopa) de folhas frescas da mangueira ou 1 colher (sobremesa) de folhas secas. 1 xícara de água fervente....Modo de preparo:
Pele saudável Além da presença do tanino, que combate processos inflamatórios no corpo, o chá contém vitamina A e vitamina C, também anti-inflamatórias.
Os frutos podem ser consumidos “in natura” ou em sorvetes e doces. O cozimento das cascas da árvore combate cólicas estomacais, a resina do tronco é depurativa, o suco feito de galhos novos é usado para combater diarréias crônicas, as folhas novas são antiasmáticas.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.
Essa madeira irregular geralmente perde força comparada com uma madeira sem fungos. Utilize esse tipo de madeira em situações sem um suporte de carga, como em painéis, folheados ou em objetos decorativos e não orgânicos como tigelas esculpidas.
Jaca