O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento.
A manobra é realizada pelo médico ou pelo enfermeiro com o paciente estando sentado e inclinado para a frente. Para realizar a manobra o profissional faz uma súbita punho-percussão, com a borda ulnar da mão, na região da fossa lombar do paciente ,mais especificamente, na altura da loja renal (flancos).
Os principais sintomas de apendicite são:
Gases e inchaço abdominal Este sintoma é menos comum, mas se o inchaço abdominal for sentido em conjunto com outros dos que descrevemos, pode ser mais um indicador de apendicite.
Quadrante inferior esquerdo: diverticulite, obstrução intestinal, colite isquêmica/ulcerativa/ulcerosa, sacroileíte, doenças ginecológicas (ruptura de cisto de ovário, gravidez ectópica, DIP), causas renais ( litíase, pielonefrite). Mesogástrio: dispepsia, DRGE, pancreatite, apendicite inicial, doença ulcerosa péptica.
Antes de entender as razões que podem levar ao baço inchado ou aumentado – a chamada esplenomegalia – vale a pena entender o que é e qual a função deste órgão. O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.