O Código Justiniano foi um conjunto de leis aplicadas ao Império Bizantino, importante avanço jurídico para aquele território e sua época, herança do direito romano.
O Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa à Ásia.
Resposta. Se formou a partir da ruptura do império romano , império bizantino antes de ter Constantinopla como capital, tinha sua capital em Bizâncio por isso o nome Império Bizantino.
O Império Bizantino (a porção oriental do Império Romano, que durou até 1454, quando a sua capital foi tomada) foi importante para preservar a cultura greco-romana na medida que era uma instituição política pertencente a esta tradição cultural e que garantia a sobrevivência e a liberdade de povos a ela associados.
O Direito Bizantino foi uma continuação do Direito Romano. Nas suas leis quem mais era defendido era o imperador. Ela garantia seu poder absoluto. Depois dele se beneficiaram da lei a Igreja Católica e os grandes proprietários.