Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
O comprimento de onda é representado pelo símbolo λ e equivale ao espaço que as ondas percorrem até que realizem uma oscilação completa. O comprimento de onda também é definido como a distância entre dois vales consecutivos, duas cristas consecutivas ou três nós consecutivos.
Olá! O comprimento de onda e a frequência são grandezas físicas que se relacionam a movimentos característicos ondulatórios. O comprimento de onda consiste em um pico de frequência para o outro, ou seja, é a distância entre valores que se repetem de maneira sucessiva e padronizada em ondas.
O comprimento de onda das duas ondas são diferentes e, caso esteja se propagando em um mesmo meio material, a velocidade de propagação será a mesma. A primeira onda possui maior comprimento de onda então apresentará a menor frequência. Os sons com menor frequência são sons mais baixos (graves).
O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.
O som é a sensação produzida no órgão do ouvido por meio dos movimentos vibratórios dos corpos, transmitidos por um meio elástico como o ar. ... O som não pode ser transmitido no vácuo, por falta de material que possa propagar as ondas vibratórias.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).