O principal objetivo da comunicação é transmitir uma mensagem de forma clara e sem ambiguidades. ... Por outro lado, ser capaz de comunicar com assertividade, vale dizer, de forma clara e objetiva, por qualquer que seja o meio, sustenta o papel de um bom advogado.
Em suma, a linguagem é um instrumento fundamental, pois serve como meio de comunicação e re-organização do pensamento, da memória, da atenção, da percepção, enfim, de todo o processo de constituição da consciência.
O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números. Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor.
No Brasil ela possui uma importância maior que no mundo, visto que este é nosso idioma de comunicação diária, porém, o fato do Brasil ser um dos maiores países do mundo, e, outros países terem sido colonizados por Portugal, a língua portuguesa se torna uma das mais faladas ao redor do globo.
d) A prática de reflexão linguística vale-se da ocorrência de recursos e fatos da língua a fim de aprimorar a competência comunicativa. ... e) Prática de reflexão sobre os gêneros do discurso.
A Análise do Discurso é uma prática da linguística no campo da Comunicação, e consiste em analisar a estrutura de um texto e a partir disto compreender as construções ideológicas presentes no mesmo. O discurso em si é uma construção linguística atrelada ao contexto social no qual o texto é desenvolvido.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...
Geralmente o estudo descritivo da linguagem é divido em vários níveis. Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.
Sendo assim os aspectos da linguistica são: Fonética, o estudo da produção, transmissão e recepção de sons. Fonologia, o estudo das regras dos sons em um idioma. Morfologia, como diferentes elementos se combinam para formar palavras.
Elementos dos gêneros Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.