Pensando nisso, listamos 4 dicas para que você saiba como gerenciar uma igreja.
Como organizar a agenda da sua igreja
PREBENDA é o Recibo de Renda Eclesiástica onde constam os valores despendidos pelas entidades religiosas e instituições de ensino vocacional aos ministros de confissão religiosa, membros de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.
Para enviar a declaração de imposto de renda 2019, o pastor deverá requerer a sua igreja ou ao contador da igreja, o informe de rendimentos do ano de 2018. O informe conterá todos os valores pagos pela igreja ao pastor e todos os valores que foram retidos através do DARF de Imposto de Renda.
A Prebenda Pastoral é uma forma de retribuir financeiramente ao pastor por sua dedicação ao Ministério. Esse valor, é isento de contribuição previdenciária, pois a Prebenda Pastoral, de acordo com a Lei 8.
Sacerdotes da Igreja Católica recebem a côngrua, remuneração mensal para cobrir despesas pessoais, como lazer e compras. Necessidades básicas, como casa, comida e convênio médico, são bancadas pela paróquia.
Segundo dados oficiais do CAGED, o salário médio de um padre no Brasil é de R$ 2.
Pensão que se concedia aos párocos para sua conveniente sustentação.
O nome apropriado mais comum utilizado é Prebenda, como também côngrua, Proventos Ministeriais, Sustento Pastoral, Múnus Eclesiástico. Já o pagamento deverá sempre ser realizado contra recibo para que a igreja ou instituição tenha a devida comprovação em sua contabilidade.
PASTORES: Os valores pagos ao pastor ou padre sendo remuneração de acordo com o serviço prestado e a quantidade e a natureza do serviço, terá contribuição previdenciária do pastor (11%) e da igreja (20%), descontado e recolhido pela igreja, mas se for a título de subsistência, só o pastor contribui por conta própria, ...
Mas o fato é que o verdadeiro pastor sabe que é um espelho de Cristo para a igreja de Deus, um ministro dele, e por isso gosta de viver de forma integra e honesta, irrepreensível, com a ajuda do Espírito Santo, para que assim agrade a Deus e sirva de exemplo ao Seu povo (1Co 4:1; 2Co 3:18; Tito 1:6-7; 1Pe 5:3).