Multiplicação de monômios
Multiplicação entre monômio e polinômio Para realizar a multiplicação entre um monômio e um polinômio, também aplicamos a propriedade distributiva da multiplicação sobre a adição, multiplicando o monômio por cada um dos termos do polinômio.
Na multiplicação de dois polinômios, devemos multiplicar cada termo de um polinômio por todos os termos do outro e reduzir os termos semelhantes. 2) Multiplicar A(x) = 2x2 – x + 3 por B(x) = x5 – x + 1.
Para elevar um monômio a uma potência basta “distribuir” o expoente para cada termo. Isso significa que: O número será elevado a esta potência; O expoente de cada letra irá multiplicar este expoente.
O primeiro passo a ser dado por quem quer calcular uma potência que envolve monômios é reescrevê-los com a propriedade chamada potência de um produto. Esse passo colocará um expoente em cada fator da potência do monômio e tornará os cálculos muito mais fáceis.
Para dividirmos os monômios não é necessário que eles sejam semelhantes, basta dividirmos coeficiente com coeficiente e parte literal com parte literal.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Resposta: Para obter o monômio que multiplicado por 10ab resulta em 15a²b³, basta dividir 15a²b³ por 10 ab.