A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.
Entre as principais disciplinas do curso de Nutrição, podemos citar:
O estado nutricional de um indivíduo é o equilíbrio entre a ingestão e necessidade de nutrientes influenciados por diversos fatores, dentre eles: condições econômicas, comportamento alimentar, influências culturais, alteração do apetite, capacidade de consumir e absorver nutrientes adequadamente, estresse fisiológico, ...
O estado nutricional dos indivíduos é caracterizado por grande dinamismo e decorre essencialmente do equilíbrio entre três fatores: composição da alimentação (tipo e quantidade dos alimentos ingeridos), ... nutrientes e eficiência do aproveitamento biológico dos alimentos (ou da nutrição propriamente dita).
A avaliação do estado nutricional de um indivíduo se faz de suma importância para o seu diagnóstico nutricional, e é composta pela obtenção de uma série de dados, como hábitos alimentares, exame físico e bioquímico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal, e, juntos, ...
Os indivíduos identificados como em risco pela triagem devem ser submetidos à avaliação nutricional para se classificar seu estado nutricional e se planejar a terapia. Já a avaliação caracteriza o estado nutricional do indivíduo mais profundamente.
Faça todas as medidas do paciente, peso, altura, circunferências e pregas cutâneas, a ferramenta “Avaliações antropométricas” faz o cálculo de todos os dados, mostra percentual de gordura através de vários protocolos, classificação de IMC e classificações de circunferências e pregas.
Art. 2º A prescrição dietética deve ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico nutricional. Art. 3º Compete ao nutricionista elaborar o diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos.
Nós mapeamos algumas precauções a serem tomadas e algumas ótimas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer o seu atendimento online.
Algumas das medidas antropométricas recomendadas na avaliação nutricional do idoso são peso, estatura, circunferência do braço e dobras cutâneas tricipital e subescapular. Estas medidas permitem predizer, de forma operacional, a quantidade de tecido adiposo e muscular.
A triagem nutricional em pacientes hospi- talizados deve ser realizada em até 72 horas da admissão, para identificar o risco nutricional. O RRN é o método mais indicado no paciente hospitalizado na população brasileira.
Há indicações específicas para a nutrição parenteral, sendo elas:
A assistência nutricional em âmbito hospitalar exige o monitoramento contínuo do estado nutricional dos indivíduos, contribuindo precocemente na implementação de um plano terapêutico, reduzindo o risco de desnutrição hospitalar.
A Secretária de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, mio uso de sumas atribuições legais, resolve: Art. l° Aprovar o Regulamento Técnico para Fixar os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Parenteral, constante do texto Anexo desta Portaria.
A nutrição parenteral não deve ser utilizada rotineiramente em pacientes com trato gastrointestinal intacto. Em comparação à nutrição enteral, tem as seguintes desvantagens: Causa mais complicações. Não preserva a estrutura e a função do trato GI.
Quando se fala em complicações mecânicas: posicionamento incorreto da sonda, sinusite, ulcerações e entupimento da sonda. Com relação às complicações metabólicas: Hiperglicemia, hipoglicemia, dislipidemias, disfunções eletrolíticas, disfunção hepática entre outras.
Quais são os principais Cuidados de Enfermagem?