O multiplicador keynesiano, em negrito, multiplica o gasto autônomo mais o investimento, determinando a renda. O aumento do gasto autônomo através do investimento provoca tanto um aumento na demanda agregada como uma elevação da renda através da propensão a consumir.
1. No modelo keynesiano básico de determinação da renda, assinale a alternativa errada: a) Para que haja equilíbrio, a soma dos vazamentos deve ser igual à das injeções. b) Para que haja equilíbrio, a oferta agregada deve igualar a demanda agregada. ... d) O nível de poupança será constante e o da renda diminuirá.
3. São fatores que contribuem para a elevação do produto real naeconomia, de acordo com o pensamento keynesiano:a)Redução do déficit governamental, tudo o mais constante. ... Mais exportações e menosimportações aumentam o produto real da economia, já que elevam ademanda agregada.
Qual foi o princípio criado por Keynes e pelo polonês Michal Kalecki que afirma que a demanda agregada é que determina as variações do produto e da renda a curto prazo e que inverte a Lei de Say, que propunha que a oferta agregada é que seria determinante. Princípio da demanda efetiva. ... Princípio da equidade.