O estadiamento patológico baseia-se nos achados cirúrgicos e no exame anatomopatológico da peça operatória. É estabelecido após tratamento cirúrgico e determina a extensão da doença com maior precisão. O estadiamento patológico pode ou não coincidir com o estadiamento clínico e não é aplicável a todos os tumores.
Per cia M dica DF - Tabela TNM - Classifica o Patol gica. pTX - O tumor primário não pode ser avaliado histologicamente. pT0 - Não há evidência histológica de tumor primário. pTis - Carcinoma in situ , pTl, pT2, pT3, pT4 - Aumento crescente e/ou extensão local do tumor primário, comprovado histologicamente.
A metástase ocorre quando a célula cancerígena se propaga para partes distantes do corpo de seu local original. Este processo não é fácil e várias etapas devem ocorrer até que se transforme em uma lesão clínica detectável. A maioria dos cânceres podem formar metástases.
Metástase (Câncer metastático) Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.
Metástase nada mais é do que o deslocamento do câncer para além do local onde ele começou, muitas vezes as células cancerígenas que se espalham morrem sem causar outros problemas, mas quando isso não ocorre elas criam novos tumores (tumores metastáticos), e sua análise é muito importante para o combate a esse ...