Essa integral existe porque a função é contínua. Assim a fórmula do comprimento de arco nos dá: Se substituirmos u = 1 + 9/4 x, então du = 9/4 dx. Quando x = 1, u = 13/4; quando x = 4, u = 10.
Resumo
Se o arco da parede tiver 180° ou mais, meça a distância da parede em seu ponto mais largo. Divida essa distância por 2, para calcular o raio.
Para descobrir o ângulo de uma parede que não está no ângulo reto precisamos utilizar as relações trigonométricas. Observe o esquema abaixo. Nele temos que AC representa a parede, BC representa o chão e AB representa a distância da parede ao chão. O ângulo x é o ângulo formado entre a parede e o chão.
Meça o ângulo em uma extremidade do final da parede e transfira-o para o papel no final apropriado da linha da etapa 1. Escreva o ângulo que você mediu ao lado da linha. Meça o comprimento da próxima parede, reduza-a e desenhe-a no ângulo medido a partir do final da primeira linha.
Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².
O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade. Meça as paredes de cada cômodo e vá anotando. Você vai precisar desses números depois.
Os ângulos AÔB, BÔC, CÔD e DÔE da figura têm a mesma medida: 25° 40'.