Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase. Vamos ver mais exemplos: Gabriel é um gato.
A personificação, também chamada de prosopopeia ou animismo, é uma figura de linguagem, mais precisamente, uma figura de pensamento muito utilizada nos textos literários. ... Note que a personificação pode também atribuir qualidades de seres animados a outros seres animados, por exemplo: O cachorro sorriu para o dono.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. ... Meu coração é um balde despejado.
Antítese, apóstrofe, eufemismo, gradação ou clímax, hipérbole, ironia, paradoxo ou oxímoro, prosopopeia ou personificação. Aliteração, assonância, onomatopeia, paronomásia.
Variação. A metonímia possui duas variações: antonomásia, que toca uma expressão ou palavra por outro nome que tenha algum tipo de relação entre si. E a metalepse, que substitui o termo antecedente pelo consequente. ... Exemplo de Metalepse: Pelo “suor do teu rosto” ganhas o pão de cada dia.
A perífrase ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. ... Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).