EQST

O Que Um Contraforte?

O que é um contraforte?

Um contraforte é um reforço de um muro ou muralha, geralmente constituído de um pilar de alvenaria na superfície externa ou interna de uma parede, para sustentar a pressão de uma abóbada (onde também pode funcionar em conjugação com o arcobotante), terraço ou outros esforços que possam derrubá-la.

O que é Arcobotante na arquitetura?

Os arcobotantes são estruturas externas que se ligam a contrapesos para equilibrar as paredes da construção — são espécies de arcos que se apoiam nas paredes e em colunas. Com o tempo, se tornaram mais reforçados e também parte da arquitetura.

Qual era a função dos Arcobotantes e contrafortes na arte gótica?

Uma série de suportes que eram constituídos por arcobotantes e contrafortes possuíam a função de equilibrar de modo externo o peso excessivo das abóbadas. Desta forma, imensas paredes espessas foram excluídas dos edifícios góticos e foram substituídas por vitrais e rosáceas que iluminavam o ambiente interno.

O que é a abóbada celeste?

O céu considerado como uma esfera imaginária vista por dentro, de raio muito grande e indeterminado e que cerca toda a Terra. Também pode ser chamada de esfera celeste.

O que é abóbada palatina?

Parte superior da caixa craniana. Abóbada palatina ou palatal. Parede superior da boca e inferior das fossas nasais; céu da boca. Etimologia (origem da palavra abóbada).

Para que serve o céu da boca?

Anatomia do palato O palato serve de barreira entre a boca e a cavidade nasal. Também nos ajuda a falar e a engolir.

Quais as estruturas da nasofaringe?

Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas).

Quais estruturas se encontram na nasofaringe e quais suas funções?

A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.

Qual estrutura liga a cavidade nasal a nasofaringe?

É composta por tecido linfóide, que forma uma das porções do anel linfático de Waldeyer. Está conectada à cavidade timpânica através da tuba auditiva, que permite a passagem de ar entre as cavidades e, consequentemente a manutenção do equilíbrio de pressão entre elas.