Definimos a função logarítmica como f: R* + → R, ou seja, seu domínio é o conjunto dos números reais não nulos e seu contradomínio são os números reais, tal que a lei de formação pode ser descrita por f(x) = logax,, em que x é a variável e a é a base do logaritmo.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Domínio da função logarítmica É o domínio da função que delimita os valores aplicados em x para os cálculos do f(x), que na matemática é chamado de imagem. No caso da função logarítmica, a situação de existência depende do sinal positivo de x e a necessidade da base também ser positiva, mas diferente de 1.
Cujo valor é aproximadamente 2,
O número e (Neper) Representa-se por e sendo e = 2,.. É um número irracional e transcendente e estreitamente aparentado com o número pi. A fórmula de Euler relaciona de forma elegante estes dois números irracionais tão famosos.
Relação de Euler
O E significa "expoente de dez".
Os botões MRC, M- e M+ estão relacionados à memória da calculadora. ... Por exemplo, você pode digitar qualquer valor na calculadora e clicar em M+. Quando você clicar em MRC, a calculadora mostrará o valor que você mandou armazenar. Ao clicar novamente na tecla MRC, você limpará a memória da calculadora.
O número 1 abre a série dos dígitos simples, o 9 fecha, sendo extremos opostos. O 1 representa individualidade e o 9 universalidade, fechando o ciclo iniciado no 1.
A forma decimal de 1/9 é 0,111... Resposta = 10%.
Último número com apenas um dígito, o 9 traz um sentido de plenitude. Muitas crenças conferem a ele um significado especial, associando-o ao final de um ciclo e início de outro. Na Bíblia, por exemplo, Deus recomeçou uma aliança com a humanidade após o dilúvio, em Gênesis 9:9.