Resposta. O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa expressão “levar vantagem em tudo”.
Os primeiros filósofos ocupavam-se com a origem e a ordem do mundo, o kosmos, e a filosofia nascente era uma cosmologia. ... Com isto, a filosofia nascente tornou-se ontologia, isto é, conhecimento ou saber sobre o ser.
Origem da filosofia "A filosofia nascente rejeitava as impressões míticas que (...) aceitavam a interferência de agentes divinos na natureza" e "surge como um pensamento reflexivo que busca a definição rigorosa dos conceitos, a coerência interna do discurso a fim de possibilitar o debate e a discussão" (p.
Resposta. Resposta: Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia: viagens marítimas; invenção do calendário; ... invenção da política.
O pensamento filosófico em seu nascimento tinha como traços principais: tendência à racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa; ... Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. ... O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
Segundo o autor, a educação é concebida como "produção do saber", pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos. O ensino como parte da ação educativa é vista como processo, no qual o professor é o "produtor" do saber e o aluno "consumidor" do saber.
A definição de educação específica de Freire é: educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Segundo Freire, há duas espécies gerais de educação: a educação dominadora e a educação libertadora.