A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
A gama normal de valores para TGO é de 5 a 40 unidades por litro de soro (a parte líquida do sangue). A gama normal de valores para TGP é de 7 a 56 unidades por litro de soro.
Enzimas são catalisadores proteicos responsáveis pela maioria das reações químicas do organismo, sendo encontradas em todos os tecidos. De uma maneira geral, a concentração de enzimas no soro é baixa, podendo aumentar significativamente após uma lesão orgânica.
A colestase extra-hepática resulta da obstrução dos principais ductos biliares localizados fora do fígado ou ao nível de seu hilo. Também é chamada de “icterícia obstrutiva”, pelo fato de haver nítida “obstrução mecânica” ao fluxo de bile.
A colestase hepática é diagnosticada quando a gestante apresenta as seguintes alterações:
A colestase gestacional, também chamada de colestase intra-hepática da gravidez, é uma doença em que a bile produzida no fígado não consegue ser liberada no intestino para participar do processo de digestão de gorduras, e acaba se acumulando no corpo, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como coceira intensa ...
Quais são as causas da alergia gestacional? As alergias gestacionais parecem ser relacionadas às variações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez , ao aumento de peso além do previsto ou a um tamanho inesperado do feto , condições que impõem um estiramento excessivo da pele do abdômen.
O exame de bilirrubina auxilia o diagnóstico de problemas no fígado, vias biliares ou anemia hemolítica, por exemplo, já que a bilirrubina é produto da destruição das hemácias e para ser eliminada pelo organismo necessita ser conjugada a um açúcar no fígado e sofrer a ação da bile.
A bilirrubina eleva-se no soro na presença de lesões hepáticas, obstrução biliar ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina indirecta é observado na síndrome hemolítica, na icterícia neonatal, na síndrome de Crigler-Najjar e na doença de Gilbert.
Se uma pessoa tem aumento na bilirrubina, e a maioria é indireta (não conjugada), significa que ela ainda não passou pelo fígado. O problema pode ser devido a uma grande quantidade de heme na circulação e o fígado não consegue metabolizar na mesma velocidade.