4 de janeiro de 2018 (Brasil)
Mamá Imelda
Alebrijes – Toda alma é conduzida ao Mundo dos Mortos pelos alebrijes, uma espécie de guia spiritual na cultura mexicana. Eles são representados por animais de sonhos – lagartos com orelhas de coelho, elefantes com asas de borboleta etc – e também fazem parte da arte folclórica tradicional.
Traduzido do inglês-Alebrijes são coloridas esculturas de arte popular mexicana de criaturas fantásticas. Os primeiros alebrijes, juntamente com o uso do termo, originaram-se com Pedro Linares.
Os mexicanos dizem que somente criaturas de outro mundo são capazes de espantar pesadelos. Segundo a lenda, os alebrijes surgiram de um sonho maluco que o artesão Pedro Linares López (1906-1992) teve quando estava muito doente. ... Os alebrijes podem ser feitos de papel machê ou madeira.
Diz a lenda que só seres de outro mundo seriam capazes de espantar os mais terríveis pesadelos. Por isso, criaturas míticas e às vezes assombrosas, que ganharam o nome de Alebrijes de Oaxaca no século 20, tomam forma nas mãos dos artesãos oaxaquenhos para cumprirem seu papel de protetores de sonhos e trazerem sorte.
La Catrina de los toletis, na cultura popular mexicana, é a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade. É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México. A palavra catrina é a variante feminina da palavra catrín, que significa dândi em espanhol.
* 1 ponto O fato de ser pintado com muitas cores. Possuir volume: largura, altura e profundidade. Ser uma modelagem bidimensional.
Objetos tridimensionais, portanto, são aqueles em que é possível medir comprimento, largura e altura (ou profundidade). São exemplos desses objetos os cubos, pirâmides, prismas, cones, cilindros etc. O espaço tridimensional também é chamado apenas de espaço.
O espaço bidimensional é formado por duas dimensões (altura e largura), sendo plano em sua essência. Ele é apenas um ente ideal (teórico), pois no mundo real, qualquer superfície palpável é formada por pelo menos três dimensões.
Já as figuras espaciais precisam ser definidas em espaços tridimensionais, pois elas são figuras que possuem profundidade, além de comprimento e largura. Os cubos, prismas, cilindros, cones e esferas, por exemplo, são figuras que só podem ser definidas em espaços tridimensionais.
Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).
A Geometria Espacial estuda as figuras no espaço que possuem três dimensões, isto é, altura, largura e comprimento. A Geometria Espacial estuda as figuras geométricas no espaço. Entenda espaço como um lugar onde podemos encontrar todas as propriedades geométricas em mais de duas dimensões.