Primeiramente é feito um pré-aquecimento de um vidro claro, em seguida quebra-se um pedaço de vidro colorido. Após o vidro claro ter sido derretido, ele é misturado com diversos vidros coloridos derretidos. São utilizados fios com cores para decorar os núcleos das bolinhas claras.
É a versão mais simples e não tem limite de jogadores. Coloca-se no chão apenas um berlinde ( outro nome dado `a bola de gude), de tamanho grande. O primeiro jogador precisa acertá-lo; se não conseguir, é a vez do próximo, que tenta acertar a bolinha do primeiro, e assim prossegue.
Os jogadores posicionam-se no vértice do triângulo oposto a linha traçada. Cada jogador deve lançar uma bolinha em direção a linha. ... O objetivo do jogo é caçapar as bolinhas que estão dentro do triângulo . Ganha quem conseguir caçapar o maior número de bolinhas.
Jeito de brincar Para saber quem começa a brincadeira, os participantes fazem uma risca no chão, ficam a uns três metros de distância dali e jogam a bila (bolinha de gude). Quem se aproximar mais da linha é o primeiro a jogar. Cada um dos participantes coloca a bila no chão e reserva outras na mão.
Cada jogador tem uma bolinha na mão, e precisa tecar, ou seja, acertar as que estão dentro do círculo, com ela. Sempre que o jogador acertar uma bolinha, pode ficar com ela. Quem deixar a sua bolinha dentro do triângulo perde. Na terceira fase, os jogadores fazem cinco buracos no chão, como no desenho ao lado.
Jeito de brincar Os jogadores têm que percorrer com a bolinha de gude todo o caminho - os cinco buracos. Quem acertar o buraco continua o jogo. Se errar, passa a vez para o próximo jogador. Quem terminar todo o percurso deve acertar três vezes a bolinha dos outros competidores, para eliminá-los da brincadeira.
Esconde-esconde ou pique-esconde é sucesso entre criançada. O objetivo da brincadeira é se esconder e depois se salvar antes de ser encontrado. Uma criança vai fazer a contagem, com os olhos fechados e voltada para pique, enquanto os outros participantes se escondem.
No Egito têm-se o pegue o bastão, e no Congo gato e rato. A brincadeira Terra-Mar é classificada como um jogo de concentração, podem jogar inúmeros participantes, sem a necessidade de material. ... Pegue o bastão é uma brincadeira cooperativa, pois necessita da ajuda do outro para chegar ao objetivo desejado.
Batata Quente
5) Quais são os materiais necessários para começar a brincadeira? Uma bola de tênis ou uma batata média.