Operacionalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros, pessoas e informação, onde exista movimento na organização, fazendo a gestão desde a compra, a entrada de materiais, o planeamento da produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos ...
Segundo o “Council of Supply Chain Management Professionals”, a logística é a parte da cadeia de abastecimentos responsável pelo “planeamento, implementação e controlo dos fluxos e do armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, semi-acabados e produtos acabados, bem como toda a informação associada desde o ...
Esta é a área da administração que propõe caminhos para organizar melhor os processos de produção da empresa, o que envolve a gestão de estoques, transporte, distribuição, fornecedores, enfim, tudo que está ligado à sua produção.
Segundo Ballou (1998), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
A logística empresarial consiste em qualquer atividade que engloba quatro que são consideradas básicas, sendo-as: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos; ou seja, a logística facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final de seu cliente final.