Queimada ou jogo do mata é um jogo desportivo que provavelmente surgiu na Colômbia, também podendo ter suas origens nos Estados Unidos.
Possui uma origem meio confusa, ninguém sabe bem onde de fato surgiu, porém existem algumas ideias, e uma que é aceita é que ela surgiu no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, quando o rei Papus, durante a Idade Média, treinou seu exército contra a invasão dos Bárbaros, por meio de arremesso de bolas de ...
O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos.
O objetivo é derrubar o oponente de modo que os ombros dele fiquem no chão. A depender do grau de dificuldade, os pontos dos golpes variam de um a cinco. A luta é finalizada quando o adversário é derrubado. Caso isso não ocorra, quem apresentou superioridade técnica ganha a disputa.
HUKA-HUKA é uma luta corpo a corpo, criada pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. Ela é bastante praticada nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.
Semelhante à greco-romana, tem regras simples. Ela se inicia com os atletas ajoelhados, girando em círculos, agarrados um ao outro. Ganha quem derrubar o oponente. Se eles se soltarem um do outro, sem que nenhum dos dois seja derrubado, dá empate.
O Huka-Huka é uma luta similar ao wrestling: sem golpes traumáticos, baseada em quedas, imobilizações e chaves. A luta esportiva começa de joelhos, o objetivo é levantar o atleta e derrubá-lo novamente no chão. Fora da competição, a luta é usada para os jovens índios mostrarem que estão prontos para a vida adulta.
O huka-huka inicia com os atletas ajoelhados. Começa quando o dono da luta, um homem chefe, caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome.
Este combate (luta) foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingú localizados no estado de Mato Grosso. O Huka-huka faz parte dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.
A origem das lutas indígenas está diretamente relacionado ao processo de embate que desde cedo é apresentado aos componentes das tribos, haja vista que uma das grandes importâncias para as tribos é a defesa da família diante de qualquer ameaça além da manutenção da integridade física e moral do povo.
Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo. A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil.
Mesmo sendo muito antiga no arquipélago marajoara, contudo, somente a partir dos anos de 2000 começou ganhar projeção quando foi incluída nos Jogos de Identidade Cultural do Marajó. " Foi quando ela [luta começou ser mostrada] ao Pará por meio da mídia nacional.