Instalação da lâmpada em paralelo na rede monofásica
O interruptor intermediário, também conhecido como four way é utilizado para ampliar o número de interruptores em um circuito paralelo. Ou seja, com ele é possível utilizar três, quatro, ou mais interruptores para ligar ou desligar uma mesma lâmpada!
Para o interruptor intermediário funcionar corretamente é preciso fazer a sua instalação entre dois interruptores paralelos, sendo possível instalar qualquer quantidade de interruptores four way para acionar apenas um ponto de iluminação, mas desde que sejam instalados entre os interruptores paralelos!
No geral, procura-se muito a diferença entre interruptor simples paralelo e intermediário, no entanto, o interruptor bipolar é muito importante de ser mencionado. O interruptor bipolar contém 4 bornes em sua parte interna. 2 são os de entrada, que recebem a energia pelos fios condutores provindos dos disjuntores.
Nós o chamamos de Interruptor Bipolar, ou seja, ele possui dois terminais que serão seccionados quando houver o acionamento. Quando ligado, ele fecha os dois contatos e quando desligado, abre os dois contatos para interromper a alimentação.
Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.
A maneira correta de conectar os cabos em um interruptor bipolar é conectando os cabos das fases nos bornes centrais e saindo com os cabos de retorno dos bornes laterais. No corpo do interruptor tem os desenhos de entrada e saída que são normalmente numerados.
A diferença principal entre interruptor simples e paralelo está no controle da iluminação da lâmpada, que diz respeito ao tipo de instalação e materiais elétricos utilizados. ... Já o interruptor paralelo, permite controlar um ou mais pontos de iluminação por meio de interruptores diferentes.
O disjuntor bipolar em nada difere dessa definição, somente realiza essa proteção monitorando as duas fases que passam por ele. ... O disjuntor bipolar é usado em instalações bifásicas, onde se tem duas fases e um neutro, podendo por exemplo ser bifásico 220V (Fase – Fase) ou monofásico 127V/220V (Fase – Neutro).
Disjuntor unipolar – como o próprio nome já diz, é um disjuntor indicado para circuitos com apenas uma fase, como os circuitos de iluminação e tomadas de sistema monofásico fase de 127 ou 220 v. Disjuntor bipolar – para circuito de duas fases, como torneiras e chuveiros com sistemas bifásicos, fase de 220 v.
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Mas antes, um rápida explicação:
disjuntor bifásico: recomendado para circuitos com duas fases, como chuveiros, por exemplo; disjuntor trifásico: indicado para sistemas que operam com até três fases, como 220 Volts e 380 Volts. O uso desse disjuntor é mais incomum, pois a maioria dos equipamentos residenciais não precisa de três fases.
Disjuntor Bifásico 6 Amperes - Metaltex Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de 2 a 125 A e 6 a 63 A e se encontram nas versões monopolar, bipolar e tripolar .
Disjuntor GE Como pode ver, existe uma marcação denominada “STRIP/GAGE” que identifica a ligação do condutor que vem da sua casa (fio interno). O outro lado é para o fio condutor que vem do MEDIDOR e no lado que fica a alavanca no modo ligar (ON).
Com uma chave de fenda, gire no sentido anti-horário o parafuso localizado na parte de trás do disjuntor. Deslize o fio positivo desencapado, preto ou vermelho, entre as duas placas localizadas abaixo do parafuso do disjuntor e aperte-o para prender o fio.
O correto é os disjuntores do lado esquerdo do barramento ficam com a alavanca voltada para o lado direito quando ligado e os disjuntores do lado direito do barramento ficam com a alavanca dos disjuntores voltados para o lado esquerdo quando ligado.
Com relação à alimentação e distribuição, não existe lado específico, o disjuntor não enxerga essa diferença. Seu funcionamento continua sendo o mesmo.
Caso seja um disjuntor monopolar, alimente a fase no disjuntor por cima e o neutro no barramento. Esquema de Ligação de um Disjuntor Monopolar! Caso seja um disjuntor bipolar, alimente as duas fases no disjuntor por cima e o neutro ao barramento.
Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.