As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.
Potencial eletroquímico, potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP (Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzida.
A diferença de potencial de uma pilha é também denominada de força eletromotriz, e pode ser medida por meio de um voltímetro. Existe um potencial de redução e um potencial de oxidação em ambos os eletrodos que compõem a pilha.
As pilhas AA também são conhecidas como pilhas caneta! Já nos equipamentos menores, as pilhas AAA, também chamadas de palito, são as que consomem baixa energia e encaixam certinho! E olha só: a diferença entre essas e as pilhas AA é apenas o tamanho, porque as duas contam com a mesma voltagem.
Resposta: O tempo de duração de uma bateria depende de uma série de fatores como configuração do aparelho, forma de utilização do aparelho, tempo de vida da bateria, etc. Em tese, uma bateria com 6000 mAh conseguirá alimentar um celular, por exemplo, que consuma 600 mA por até 10 horas.