EQST

O Que Reparo Tecidual?

O que é reparo tecidual?

O processo de reparo tecidual (cicatrização) é um fenômeno complexo que visa restabelecer a integridade morfológica e funcional de um tecido lesado. Consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a reconstituição tecidual (Martin e Leibovich, 2005).

Quais são as fases de reparação tecidual?

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.

Qual a importância da angiogênese no reparo tecidual?

A angiogênese é etapa fundamental do processo de cicatrização, na qual novos vasos sanguíneos são formados a partir de vasos preexistentes. Os novos vasos participam da formação do tecido de granulação provisório e suprem de nutrientes e de oxigênio o tecido em crescimento.

Como ocorre a cicatrização por segunda intenção?

Segunda intenção: neste tipo de cicatrização ocorre perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.

Como acontece a cicatrização por primeira e segunda intenção?

a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciária – ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...

O que ocorre na segunda fase de cicatrização e como sua cicatriz vai evoluir?

2Fase proliferativa: É a fase da regeneração, que pode durar de 5 a 20 dias. Nela ocorre a proliferação de fibroblastos, que dão origem ao processo chamado “fibroplasia”. Nesse período, as células endoteliais se proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos.

São características do processo de cicatrização por segunda intenção exceto?

São características do processo de cicatrização por segunda intenção, EXCETO: a) Ocorre quando a lesão se desenvolve com maior perda celular e tecidual.

É considerado um fator local que pode afetar o processo de reparação tissular?

Existem vários fatores que influenciam no reparo total do tecido. Fatores locais, ou seja, ligados à ferida podem interferir no processo cicatricial, como: a dimensão e profundidade da lesão, grau de contaminação, presença de secreções, hematoma e corpo estranho e necrose tecidual e infecção local.

Como a cicatrização pode evoluir para fibrose?

Toda cirurgia causa uma lesão ao organismo e, no processo natural de cicatrização, o corpo forma o tecido cicatricial para preencher os espaços que passaram pela lesão cirúrgica. A fibrose é causada pelo excesso desse tecido cicatricial depositado no local da lesão.