A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
As causas mais comuns de trombose das artérias são a aterosclerótica, degeneração do envelhecimento acelerado pela hipertensão, diabetes, colesterol alto e fumo principalmente. A trombose venosa já traz outra conotação e não envolve uma incidência tão alta de risco de morte quanto a arterial.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas, coxas, abdominais, dos braços ou até mesmo do cérebro. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e um dos sintomas de trombose é o inchaço e dor na região afetada.
Doença rara, a trombose de veia porta em pacientes que não possuem cirrose hepática costuma se manifestar de forma aguda, sintomática, com dor abdominal intensa, febre, e pode evoluir para isquemia mesentérica pela extensão do trombo para a veia mesentérica superior.
Trombose da veia porta é uma obstrução da veia do mesmo nome, ocasionado por coágulos de sangue. A obstrução pode ser causada pela cirrose ou por um cancro do fígado, do pâncreas ou do estômago.
Trombose da veia porta refere-se à obstrução completa ou parcial do sistema venoso portal, localizada nos tratos venosos intra-hepáticos ou extra-hepáticos e até mesmo nas veias esplênica ou mesentérica superior.
A trombose venosa profunda se caracteriza pela formação de coágulos de sangue (trombos) nas veias profundas, geralmente nas pernas. Coágulos de sangue podem se formar em veias lesionadas, um distúrbio provoca a coagulação do sangue, ou algo retarda o retorno do sangue para o coração.
A coagulação pode ocorrer em muitas circunstâncias diferentes e as causas costumam variar. Qualquer vaso sanguíneo do corpo que tiver sido rompido ou lesionado leva à formação dos coágulos. Este processo é natural do nosso organismo, de modo que a coagulação ajuda a evitar a perda de sangue.
Thromoblytics é os agentes que podem dividir coágulos. A droga a mais de uso geral é com esta finalidade o tPA (activador plasminogen de tecido), que é administrado intravenosa. Em alguns casos, as medicamentações de dissolução do coágulo podem sendo injectado directamente no coágulo próprio que usa um cateter.