Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
- senão vejamos / senão, vejamos: vírgula opcional; em vez de mostrar o contrário – como poderia parecer –, a expressão leva a uma confirmação do que foi anteriormente enunciado: A Lei 2.
Quanto ao que, seja conjunção integrante ou pronome relativo, atrai o pronome oblíquo, na forma da próclise. Pensei que lhe ofereceriam flores no aniversário.
A palavra "se", quando empregada junto a verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar uma voz verbal.
j) Precisa-se de empregados. f) Verificaram-se muitos equívocos. Resposta: As alternativas em que o pronome se exercem a função de partícula apassivadora são: a), b), h), i), e), f). Bons estudos!/span>
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto./span>
Para que o pronome “se “seja classificado como partícula apassivadora, o verbo precisa ser a) transitivo./span>
Maneiras práticas para reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito:
Em quais das orações a seguir o pronome "se" funciona como índice de indeterminação do sujeito? I - Morre-se um pouco a cada insucesso na investigação. II - Encontraram-se impressões digitais na parede. III - Trata-se de uma argumentação muito convincente./span>
Uma regra básica destaca a diferença entre os dois: Partícula Apassivadora: pronome apassivador + verbo transitivo direto ou direto e indireto. Exemplo: Pouparam-se os investimentos. Índice de Indeterminação do Sujeito: pronome “se” + verbo intransitivo, transitivo direto ou ainda verbo de ligação.
g) Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado. A voz é ativa.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
Resposta: O sujeito. Explicação: Para ser uma partícula apassivadora deve haver concordância do verbo com o termo que o sucede, porque este exerce o papel de sujeito do verbo./span>
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.
I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise./span>
É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. ... Essa inversão só pode ser feita se a frase tiver alguma palavra atrativa antes do verbo: Ex.: Alguém se livre…/span>
A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.