LUGAR; quer dizer cada um dos espaços em que uma pessoa vive e com o qual cria diferentes laços afetivos. O conjunto dos lugares onde cada indivíduo mora e cumpre sua rotina diária é chamado de espaço vivido.
Pode-se diferenciar o Espaço Vivido de Espaço Geográfico a partir do princípio de que o Espaço Geográfico trata-se de todo o espaço que é construído pelos seres humanos, o que engloba todas as obras públicas e edificações de cunho privado.
Resposta. Cada cultura pertence ou se formou em um determinado espaço geográfico, sendo portanto uma cultura característica de um determinado espaço geográfico.
Uma vez que exercem um importante papel artístico-cultural, social e econômico, os equipamentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, centros culturais, salas de concerto, museus, etc.) são organizações com grande potencial de dinamizar os territórios nos quais atuam.
Sem dúvida, o primeiro papel exercido por um centro cultural para o desenvolvimento do povo de uma cidade é a inclusão social desse povo na cadeia produtiva da cultura, oferecendo condições para que todos - especialmente aqueles excluídos do consumo das artes - tenham acesso à inventividade artística das diversas ...
O Centro Cultural corresponde a um local de ocorrência de manifestações culturais diversas tais como: dança, teatro, oficinas, exposições de arte, entre outras.
O Centro Cultural tem sua origem nas casas de cultura, inspiradas nos modelos dos anos 50 na França, onde se propunha uma rede de equipamentos culturais com o objetivo de democratizar o acesso à cultura.
Centro Cultural Georges Pompidou
História. A Rede Brasil Cultural, antes denominada Rede Brasileira de Ensino no Exterior, existe há 50 anos: o primeiro Centro Cultural Brasileiro foi inaugurado em 1962, na cidade de Lima, e a primeira seleção de candidatos para o Programa de Leitorados foi realizada em 1965.
Para se tornar Ponto ou Pontão de Cultura, basta aderir ao Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, seja por meio de acesso direto à Rede Cultura Viva, ou se inscrevendo nos editais de apoio e fomento do Ministério da Cultura e dos estados e municípios parceiros.
Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades.
Teixeira Coelho (1989) concebe que na ação cultural o agente cultural geraria um processo, não um objeto, o que levaria as pessoas a reconhecerem seus problemas, sua realidade e, abordarem-nos criticamente através da expressão cultural.
O centro político, religioso e econômico das cidades sumerianas eram os templos e o chefe absoluto desses templos chamava-se patesi (vigário de Deus).
As principais cidades eram Babilônia, Ur, Uruk e Lagash.
Quem governava as cidades-estados da Mesopotâmia eram os Reis e Patésis, a depender da civilização em questão, visto que a região possuiu vários, a exemplo dos sumérios, babilônios, hititas, assírios e outros.
Os sumérios foram responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de drenagem dos pântanos e pela fundação de cidades como Eridu, Ur e Uruk, os primeiros núcleos urbanos da Mesopotâmia.