O Rito de York é o rito predominante da maçonaria Norte Americana. ... – Os Graus Simbólicos, também chamadas de “Lojas Azuis” (Blue Lodges) que são os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Esses formam a base de ingresso na Maçonaria. – Os Graus Capítulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco.
Depois de mais de meio século de rivalidade, as duas potencias maçônicas resolveram se unir em 1813, com isso muitas lojas usavam "Maçons Livres e Aceitos" e outras usavam o "Antigo". Foi esta influencia inglesa que deu o nome ao Rito Escocês Antigo e Aceito.
Euzébio de Queiroz foi maçom graduado e membro do Supremo Conselho da Grau 33; o Visconde do Rio Branco, como chefe de Gabinete Ministerial, foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil. O trabalho maçônico só parou com a abolição da escravatura, a 13 de maio de 1888.
Desde meados do século XIX, os historiadores maçônicos buscam as origens do movimento em uma série de documentos semelhantes conhecidos como Manuscritos Maçônicos, que datam de cerca de 1425 até o início do século XVIII.
A organização surgiu na Idade Média, época de grandes construções em pedra – como castelos e catedrais –, a partir de uma espécie de embrião dos sindicatos: as chamadas corporações de ofício. Nelas se reuniam os trabalhadores medievais – como alfaiates, sapateiros e ferreiros, que guardavam suas técnicas a sete chaves.