De acordo com Chiavenato (1997, p. 12): “a palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza um a função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro”.
Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Segundo Maximiano (1992): “Uma organização é a combinação de esforços individuais que têm por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que não têm fins lucrativos e realizam diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos. Elas podem atuar nas áreas da saúde, educação, assistência social, economia, ambiente, entre outras, em âmbito local, estadual, nacional e até internacional.
O que é organização empresarial? De forma básica e sucinta, organização empresarial é um composto de funções e cargos hierárquicos aos quais todos os membros da empresa estão sujeitos. Ela deve ser pautada pela lógica e pela racionalidade, garantindo que os processos de gestão ocorram com clareza e transparência.
A organização ou gestão empresarial tem como principal pressuposto a análise detida de tudo aquilo que ocorre na rotina da empresa. ... Consiste, sobretudo, na constante análise de todos os processos inerentes ao bom funcionamento da empresa, a fim de aprimorá-los e otimizar todos os resultados atingidos.
O departamento administrativo de uma empresa pode ser considerado o coração organizacional ou até mesmo o cérebro da máquina empreendedora. Essa é a área que detém a visão geral do negócio e o faz funcionar. Ou seja, ela representa a base da empresa e garante o ritmo e a sustentabilidade para o dia-a-dia da operação.
Assim como na organização formal, na informal também encontramos comunicação entre os membros, sendo ela um dos processos sociais básicos da sociedade e que favorece muito a associação. ... Através das comunicações nos grupos primários, surgem as atitudes de lealdade e identidade entre os indivíduos.
A organização informal é constituída por interações relações espontâneas, cuja duração e natureza transcendem as interações e relações formais. Enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho da empresa, a organização informal escapa a essas limitações.
A estrutura organizacional de uma empresa é importante para formalizar a delegação de tarefas e definição de níveis de autoridade que são necessários para que a empresa atinja seus objetivos. ... O desenho da estrutura formal conta com níveis hierárquicos, setores e departamentos bem definidos, bem como sua interligação.
Organização pode ser um conjunto de pessoas organizadas em que são integrados meios financeiros, materias e humanos, com a finalidade da resolução de um determinado fim. ... A diferença é que toda empresa é uma organização, mas nem toda organização é uma empresa. Ou seja, uma organização pode não ter um fim lucrativo.
No dia-a-dia usamos as palavras organização e instituição como sinônimos para identificar agrupamentos sociais dos mais diferentes tipos. ... Podemos entender instituições como sistemas organizados de relações sociais que incorporam certos valores e procedimentos comuns e atendem a certas necessidades básicas da sociedade.
Organização, no sentido formal, é um grupo de indivíduos que buscam alcançar determinados objetivos. Administração é ajustar os recursos disponíveis para que esses objetivos sejam alcançados. Ex: Sua família é uma organização, são pessoas que estão juntas e lutam pela sobrevivência tentando manter o amor e o respeito.
empresa é uma atividade econômica organizada com a finalidade de fazer circular ou produzir bens ou serviços. Empresa é, portanto, atividade, algo abstrato. Empresário, por sua vez, é quem exerce empresa. Assim, a empresa não é sujeito de direito.
Empresa é uma organização que realiza atividades econômicas com finalidades comerciais, por meio da produção e venda de bens ou serviços. Também conhecida como atividade empresarial, uma empresa atua na venda, produção e compra de bens ou serviços.
O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. ...
O plano de negócios (PN) ajuda a avaliar a viabilidade de uma oportunidade ou ideia de negócio. Ele orienta tanto um novo negócio quanto uma unidade nova de um negócio que já existe. Por meio dele, empreendedores conseguem identificar a melhor estratégia de negócios para a sua empresa.
Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.
Objetivo da empresa diz respeito aos resultados quantitativos e qualitativos que ela deseja alcançar para cumprir a sua missão, dentro de determinado prazo e conforme o cenário em que o negócio está inserido. É possível definir um ou mais objetivos para a empresa, dependendo das suas ambições.
Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. Saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais são os produtos ou serviços que vai oferecer. Identificar o público-alvo de seu empreendimento é fundamental.