adjetivo Cansado; que está exausto; que sente fadiga ou cansaço; que acabou por se fatigar: tinha o corpo fatigado.
Significado de Retina substantivo feminino [Anatomia] Membrana mais interna das três túnicas do globo ocular, sensível à luz e formada de células nervosas que mantêm relação com as fibras do nervo óptico, sendo capaz de captar sinais visuais. Etimologia (origem da palavra retina).
Retina é uma parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.
Na retina estão os cones e bastonetes, que são as células fotorreceptoras. Elas recebem a luz e a transformam em um impulso nervoso que é dirigido ao cérebro através do nervo óptico. A cor, conforme a percebemos, é resultado da combinação do nível de ativação dos três cones.
Fotorreceptores, fotoceptores ou fotorrecetores são os receptores sensoriais responsáveis pela visão. São células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz, permitindo assim que o cérebro reconheça imagens.
Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
As células foto sensíveis ou foto receptoras são os cones e bastonetes , sendo q os cones nos dão a visão colorida e os bastonetes , mais sensíveis à luz , são para ver no escuro , e nos dão visão em branco e preto . Se vc reparar , de noite , nós não vemos quase cores .
Tem mais depois da publicidade ;) Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais. Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica.
Terminal pré-sináptico: Liberação dos neurotransmissores para a fenda sináptica. ... A membrana do terminal axônico (terminal pré-sináptico) possui canais de cálcio controlados por voltagem que se abrem em resposta à despolarização da membrana.
Quando o sinal chega ao botão, os neurotransmissores são liberados na fenda. Logo após passarem pela sinapse, eles atingem as células pós-sinápticas e se ligam à suas membranas. Assim gerando o potencial de ação. ... Podemos citar exemplos de neurotransmissores como a acetilcolina e a noradrenalina.