As placas de regulamentação são utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições. A violação destas placas pelo condutor, constitui uma infração do Código de Trânsito Brasileiro, ficando este sujeito a multas e penalidades.
A placa passagem obrigatória é uma placa de regulamentação, placa de trânsito. Ela informa ao condutor que é proibido a parada e estacionamento de veículos.
Placa de trânsito - R-24a - Sentido de circulação da via ou pista. Informa ao condutor do veículo que a via ou a pista sinalizada tem sentido único de circulação.
Placa de trânsito - R-26 - Siga em frente. Informa ao condutor do veículo a obrigatoriedade de realizar o movimento indicado, de seguir em frente.
Placa de trânsito - R-3 - Sentido proibido. Informa ao condutor do veículo a proibição de seguir em frente ou entrar na pista ou área restringida pelo sinal.
Placa de sinalização de regulamentação em chapa de aço galvanizado #22, com aplicação de adesivo refletivo na frente. Aplicação: Indicar obrigações, limitações e proibições no trânsito.
Algumas dicas simples podem reduzir a chance de aquaplanagem na pista molhada. A primeira é reduzir a velocidade, como já dito anteriormente. Sob chuva, dirija 30% abaixo da velocidade máxima permitida na via. Outra dica é evitar frear e acelerar bruscamente, adotando sempre manobras suaves.
A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, deixando o motorista vulnerável e sem controle do veículo.
Normalmente quando o veículo entra em uma aquaplanagem o instinto natural do condutor é pisar bruscamente no freio e ficar movimentando o volante. O Certo é bombear o freio (frear e soltar, frear e soltar várias vezes) e segurar firme o volante para manter as rodas retas até que os pneus retomem o contato com o solo.