A gestão da manutenção é o processo de supervisionar o funcionamento regular dos recursos técnicos. Além de recursos permanentes como máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas.
A gestão de manutenção permite que todo o processo produtivo aconteça de forma padronizada e premeditada, evitando assim problemas. Desta maneira, os benefícios da manutenção são inúmeros. A empresa possuirá um processo produtivo estável e efetivo.
MISSÃO DA MANUTENÇÃO: GARANTIR A DISPONIBILIDADE DA FUNÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DE MODO A ATENDER A UM PROCESSO DE PRODUÇÃO/ATENDIMENTO , COM CONFIABILIDADE, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E CUSTO ADEQUADOS.
Polivalência ou multiespecialização No mercado competitivo é necessário que os trabalhadores tenham disposição e força de vontade para descobrir novas habilidades para aprender novas técnicas, assim, não fica esperando que a empresa o desenvolva.
A manutenção deve ser prática constante nas organizações, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos em operação, o produto não terá o mesmo padrão de qualidade que poderia oferecer caso o equipamento não tivesse apresentado problemas.
A capacitação é fundamental para o setor da manutenção, pois está ligada a qualidade do serviço executado, redução do tempo da execução e melhorias nos equipamentos e instalações (KARDEC e XAVIER, 2009).
Existem diversos tipos de manutenção como: preventiva, manutenção planejada, baseada no acompanhamento da condição ou desempenho do equipamento; corretiva, método que não prevê ações predeterminadas para evitar a falha, a ênfase é dada à correção eficiente do problema, normalmente, é utilizada com base na avaliação ...
É notável que a Manutenção deva participar ativamente do desenvolvimento do projeto, pois será responsável por manter a planta em operação após a sua conclusão. Além disso, a confiabilidade e disponibilidade do equipamento muitas vezes dependem da fase de projeto e de suas especificações.