A presença da elastina no organismo é essencial para a manutenção de uma pele jovem, pois ela confere elasticidade aos tecidos. Em parceria com o colágeno (outra proteína importante para a saúde da pele), as fibras de elastina ajudam a dar firmeza e sustentação à pele, evitando o envelhecimento precoce.
Ao lado do colágeno, uma das principais proteínas que fazem parte do organismo, a elastina é uma proteínas estrutural das fibras elásticas. Apesar de não estar de forma tão abundante quanto o colágeno, a elastina consiste em fibras mais finas e são responsáveis por dar elasticidade aos tecidos.
Como usar elastina Por mais que essa proteína apresente benefícios notáveis para os fios, ela deve ser usada com moderação. Isso porque, se usada com muita frequência, o cabelo pode acabar ficando com um aspecto pesado e sem movimento. Também é indicado evitar a aplicação direto no couro cabeludo.
O colágeno é classificado em cinco tipos, sendo os principais do tipo I, II, III. O tipo I é o principal constituinte da pele, tendão, osso e paredes dos vasos, sendo sintetizado pelos fibroblastos, células do músculo liso e osteoblastos.
fibroblastos
Lista de 8 alimentos que podem ajudar a produzir colágeno
Veja quais alimentos são indicados para repor o colágeno
Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.
Assim, a suplementação de colágeno pode complementar um protocolo antiobesidade com efeitos secundários mínimos em mulheres na menopausa”.
Não fumar, manter uma alimentação balanceada e priorizar um estilo de vida saudável também ajuda. A utilização de cosméticos é outra atitude que previne e diminui as marcas do tempo (veja boxe). “Atualmente, temos ótimos produtos que tratam os efeitos da menopausa.
Lasers podem ajudar a manter a textura adequada da pele, e radiofrequência e ultrassom microfocado são usados contra a flacidez. Em alguns casos, os médicos também recomendam tratamento oral com colágeno hidrolisado, para melhorar a hidratação da pele e estimular a produção de colágeno.
Dicas básicas para cuidar da pele da menopausa
Para manter a pele bem hidratada, é recomendado o consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia e evitar alimentos muito quentes e condimentados. Além disso, evitar banhos muito quentes e com sabonetes muito perfumados, que possam irritar a pele.
Remédios naturais para menopausa
Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase natural da vida de qualquer mulher.
Alguns exemplos de procedimentos que podem ser realizados para reduzir o impacto da menopausa na pele são: preenchimento com ácido hialurônico, laser de CO2, luz pulsada, peelings, aplicação de toxina botulínica, radiofrequência, ultrassom microfocado, entre outros.