EQST

Como Se Classificam Os Riscos De Incndio?

Como se classificam os riscos de incêndio?

É o valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoule (MJ) por metro quadrado (m). É o método de cálculo baseado no prévio conhecimento da quantidade e qualidade de materiais existentes na edificação em estudo.

O que é considerado edificação?

Significado de Edificação Construção ou quaisquer obras arquitetônicas de grande porte; edifício, casa, prédio etc.

Quanto às residenciais podem ser classificadas como?

I - Residencial: a) Privativa (multifamiliar); b) Coletiva (Pensionatos, asilos, internatos e congêneres); c) Transitória (hotéis, apart-hotéis, motéis e congêneres);

Como se classifica as edificações residenciais permanentes?

Edificações destinadas a habitação permanente, correspondendo a uma habitação por lote; R2 - Residência Multifamiliar: Edificações destinadas a habitação permanente, correspondendo a mais de uma habitação por lote, subdividindo-se em: R2-1:- unidades residenciais agrupadas horizontalmente, todas para via oficial.

O que é megajoule?

substantivo masculino Unidade de trabalho, igual a um milhão de joules. Símb: MJ. Etimologia (origem da palavra megajoule). Mega + joule.

Como dimensionar extintores em uma edificação?

O número mínimo calculado de extintores deve ser colocado estrategicamente em todo o edifício e a distância mínima a percorrer de 75 pés (23 m) desde qualquer ponto até um extintor não deve ser ultrapassada. Às vezes são necessários mais extintores para satisfazer a regra dos 75 pés (23m) de distância a percorrer.

Quais os tipos de detectores de fumaça?

Existem dois tipos: o detector fotoelétrico, que mede variações provocadas pela fumaça em um feixe de luz, e o iônico. Esse segundo modelo é mais comum em casas e edifícios, porque, além de mais barato, é também mais sensível à fumaça. Ele usa um material radioativo, o amerício-241, que emite partículas alfa.

Quais são os dispositivos que sinalizam as situações de incêndio?

Os principais equipamentos que compõem os sistemas de alarme e detecção de incêndio são os seguintes:

  • Central de alarme;
  • Detectores de incêndio;
  • Acionadores manuais contra incêndio;
  • Sinalizadores;
  • Módulos de entrada e de saída.

Quais são os métodos de detecção de incêndio existentes?

Na parte de detecção, os mais utilizados são os detectores de fumaça e de temperatura, que acionam o alarme automaticamente. Ainda relacionados à parte preventiva, temos os acionadores de alarme manuais, por alavanca ou quebra-vidros, além das sirenes e luzes emergência.

Como funciona o sistema de detecção de incêndio?

O acionador é ligado à Central de Alarme de Incêndio. Ele tem um botão, como se fosse um interruptor, que ao ser acionado envia para a central a localização da ocorrência. ... Um detector é composto pelo sensor de fumaça e por circuitos eletrônicos que fazem com que o sensor acione o alarme.

Quais outros componentes e equipamentos que fazem parte do sistemas de proteção contra incêndio?

Os equipamentos de combate a incêndio mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, Iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.

Quais os componentes básicos de um sistema de informação?

Um sistema de informação é essencialmente composto por cinco componentes. São eles: hardware, software, banco de dados, rede e pessoas. ... O processamento de informações consiste em entrada; processo de dados, armazenamento de dados, saída e controle.

O que é SDAI?

O SDAI (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio) serve para detectar o fogo em seu estado inicial de modo que o mesmo seja combatido imediatamente.

Qual a finalidade do detector automático?

EQUIPAMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE INCÊNDIOS Page 2 2 A - DETECTORES AUTOMÁTICOS Segundo [2], os detectores de incêndio são os aparelhos de detecção de incêndio que registam, comparam e medem automaticamente a presença e variações dos fenómenos do fogo: fumo, calor e chamas.

Qual é o objetivo do sistema de detecção e alarme de incêndio grupo de escolhas da pergunta?

A proposta conceitual dos Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio é detectar o fogo em seu estágio inicial, a fim de possibilitar o abandono rápido e seguro dos ocupantes do edifício e iniciar as ações de combate ao fogo, evitando assim a perda de vidas, do patrimônio e também evitar contaminação do meio ambiente.