161 , § 1º do Código Tributário Nacional . 4. Correção monetária mediante utilização do INPC, índice utilizado para a correção dos débitos judiciais.
Outros índices de inflação do IBGE Funciona como uma prévia do IPCA; IPCA-E: é o acumulado trimestral do IPCA-15; IPP: é voltado para a indústria e mede a variação de preços de venda recebidos pelos produtores de bens e serviços. Sua sigla corresponde ao Índice de Preços ao Produtor; e.
O IPCA/IBGE mede a variação dos custos dos gastos conforme acima descrito no período do primeiro ao último dia de cada mês de referência. No período do dia onze ao dia vinte do mês seguinte o IBGE divulga as variações.
8º dia
maio de 2000
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro subiu 0,64%, ficando 0,40 ponto percentual (p. p.) acima dos 0,24% de agosto.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de maio, divulgado hoje pelo IBGE, foi de -0,38%. É o segundo mês seguido de deflação dado que em abril os preços, em média, já haviam caído 0,31%.
Já o IPCA, usado como inflação oficial, é calculado pelo IBGE e leva em conta apenas os preços do comércio e dos serviços, os preços que o consumidor final paga quando faz uma compra.
Os dados do INPC e IPCA estão disponíveis no Banco de Dados Agregados do SIDRA a partir de julho de 1989, para as tabelas que englobam toda a estrutura de produtos (índice geral, grupos, subgrupos, itens e subitens).
Dá para entender o que é IPCA (chamado também de Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em poucas palavras: ele é o principal indicador que mede a taxa de inflação (ou deflação) dos produtos e serviços consumidos no País.
A principal diferença entre o IPCA e o IPCA-E é o período de referência para a base do cálculo. Enquanto o IPCA é divulgado todo mês, o IPCA-E é o acumulado trimestral. O IPCA-E é muito utilizado para calcular o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.