Unidade Maracanã
Para ingressar em um dos cursos de graduação existem duas opções: o Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a estas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. E o Vestibular do CEFET-MG, que acontece uma vez a cada semestre.
Atualmente, existem apenas dois Cefets: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro. Constituem-se unidades de ensino pertencentes à estrutura organizacional das universidades federais.
Nesse caso a prova é composta por 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 18 questões de Ciências Naturais e 12 questões de Ciências Humanas (06 de Geografia e 06 de História).
"Os 38 Institutos Federais são representados por pontos que, ligados por retas, formam o mapa do Brasil.
Em 2019, a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
Ifes - Institutos Federais de Ensino Superior
Rede Federal tem a melhor Educação Superior do Brasil, segundo Enade 2019 — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Brasil, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e ...
Uma medida foi a publicação da Lei nº 11.
Esta sigla chegou a ser usada pelo Ministério da Educação, para designar as instituições profissionalizantes que iriam compor a Rede Federal. Mas logo após o anúncio de mudança, o nome IFET foi abolido com a criação dos IF's, que ganharam uma referência oficial: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Uma escola federal, apesar do nome, é qualquer instituição de ensino básico, superior ou profissional (abrangendo também as escolas técnicas) criadas e mantidas pelo governo federal.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.
Um Instituto Federal é uma instituição de educação superior, básica e profissional, gratuita, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.
Uma escola federal, apesar do nome, é qualquer instituição de ensino básico, superior ou profissional (abrangendo também as escolas técnicas) criadas e mantidas pelo governo federal.
Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes. A primeira é o curso técnico integrado ao ensino médio.
Os interessados devem ler atentamente o Edital nº 494/2020, realizar o cadastro no Portal do Candidato e preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato poderá efetivar apenas uma única inscrição neste processo.