Segundo Barros (2003), os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância remontam ao século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA). A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia da evolução da EAD no mundo.
A articulação entre ensino e pesquisa na formação e no trabalho do professor da educação básica é algo que há algum tempo tem sido abordado na literatura acadêmica, mas pouco se sabe sobre o seu alcance entre os professores desse nível de ensino.
O professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia (uma técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio. Este foi o primeiro registro de um curso a distância.
Um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips.
Os cinco países que lideram a categoria do Ensino a distância (EAD) são Índia, Coreia do Sul, Austrália, Estados Unidos e Brasil, e podemos apontar como motivos disto a grande população da maioria destes países (Índia, Estados Unidos e Brasil estão entre os países mais populosos do mundo) e a boa infraestrutura de ...
Cabe ao professor considerar os erros de forma construtivista e devolver os instrumentos de avaliação de aprendizagem aos educando, comentando-os, auxiliando o educando a se autocompreender em seu processo pessoal de estudo, aprendizagem e desenvolvimento.