Por se tratar de uma planta das américas, a abóbora possui baixa resistência ao frio. Em locais com baixas temperaturas, recomenda-se que a abóbora seja cultivada entre setembro e fevereiro.
O plantio pode ser feito de duas maneiras: depositando as sementes diretamente na terra ou cultivando mudas, depositadas em copinhos ou vasos de papel ou plástico. Para o método com sementes, o correto é colocar de duas a três por cova, entre 1 cm e 3 cm de profundidade.
O milho é a planta que domina o consórcio, gosta da luz direta sobre as suas folhas. O feijão é uma planta que vegeta bem sobre certo sombreamento. Assim, quando colocado nas entrelinhas do milho, ele encontra um sombreamento ideal. Isso também acontece com a abóbora.
As abóboras que apresentam plantas muito vigorosas e de hastes longas são plantadas em espaçamento de 5m x 4m ou 4m x 4m, com duas plantas por cova. Aquelas de porte médio e os jerimuns caboclos são cultivados em espaçamento de 4m x 3m, com duas plantas por cova.
lua crescente
Espalhe de quatro a cinco sementes por monte - mantendo de duas a três vivas quando as mudas alcançarem de 7 cm a 10 cm - ou faça o transplante de diversas mudas, deixando por volta de 180 cm entre os montes. Em pequenos espaços, você vai conseguir plantar de 1 a 2 montes.
A abóbora menina precisa de sol pleno e condições quentes para crescer. O espaço mais ensolarado do seu jardim será o mais adequado para ela. Evite plantá-la na sombra, pois a abóbora menina não amadurece totalmente sem bastante luz do sol. Adube o solo se necessário.
Na prática, o que fiz foi cortar a ponta do caule 2 ou 3 folhas a seguir à inserção do pé da abóbora, que se vê na primeira imagem. Este procedimento, tem o objectivo de a planta concentrar toda a sua energia na formação do fruto e não na formação de novos caules e folhas.
Pés de abóbora precisam de muita água, mas não devem ser molhados excessivamente....Regue os pés de abóbora quando a umidade do solo estiver baixa.
Adubação em cobertura: No início da frutificação aplicar 30 a 50 g de sulfato de amônio ou nitrocálcio (ou 15 a 25 g de uréia) por cova, distribuindo o adubo entre as ramas. Semeadura: plantar 3 ou 4 sementes por cova e cobrir com 2 cm de terra. Cada grama contém 6 a 8 sementes.
Deve regar-se em profundidade e, depois, regar quando o solo ficar seco nos primeiros 10 a 20 cm. A rega gota-a-gota evita a alternância de secura / excesso de água e permite também poupar água. Podar a seguir às duas primeiras folhas verdadeiras.
Quando o tempo está frio ou chuvoso, as flores podem não ser polinizadas por completo, o que faz com que as frutas apodreçam. O tempo frio mata as folhas e videiras, e consequentemente, as abóboras remanescentes também morrem.
Alguns fatores podem ser responsáveis pelo murchamento e queda dos brotos. Um deles é a falta de polinizadores. Ao nascer, o fruto é acompanhado de uma flor, que deve ser polinizada. Quando isso ocorre, a flor cai, mas o fruto permanece.
A polinização deve ser feita com um jato rápido, com vazão de 2,0 ml, no interior das flores femininas abertas.
Neste Artigo: Esta é uma podridão causada pela umidade. O fungo responsável aparece em tempo chuvoso ou rega excessiva.
Quando colher abóbora Colheita em meados de setembro. Um pré-requisito é ter tempo para cortar todas as frutas antes do início da geada. Caso contrário, a abóbora congela e estraga rapidamente. Colhida em um dia seco e bom.
Olhe o lado da abóbora que estava virado para o solo. Quando a abóbora está madura, esse lado tem uma coloração amarelada. Caso contrário, se ela ainda estiver verde, a cor desse lado da casca é creme. O resto dela deve estar verde com um pouco de laranja ou amarelo.
Para saber se a abóbora está madura, bata com as juntas dos dedos na casca. Se o som for oco, meio surdo, ela estará no ponto. Caso compre abóbora já cortada, verifique se a polpa tem a cor alaranjada intensa e brilhante.
A colheita da abóbora ou da moranga pode começar de 85 a 150 dias depois do plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Colha a abóbora quando o talo do fruto ficar amarelo ou marrom, podendo até chegar a rachar em algumas cultivares.
Para colheita, os frutos devem apresentar-se com a casca sem brilho. Casca com brilho indica que estão ainda verdes.
Os frutos podem ser mantidos por cerca de 3 meses após a colheita, em condição ambiente e em local fresco e seco. Mantenha os frutos com o cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo.
Os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco. Mantenha os frutos com cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo.
5 dias
Como Congelar Abóbora. ... A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.
COMO DESCONGELAR? Tanto a abóbora crua quanto a que passou pelo processo de branqueamento podem ser descongeladas ou em temperatura ambiente ou levadas direto para cozinhar. No caso da abóbora purê, descongele em banho maria.
Consiste em manter os legumes na assadeira e colocar a assadeira no congelador por 30 minutos. Os legumes vão ser congelados, e depois disso você pode colocá-los nos saquinhos com as porções desejadas. Recomendamos porque a abobrinha fica mais soltinha e mantém ainda mais sua textura.
Não é recomendado congelar inhame cru, pois ele fica com consistência estranha. Primeiro cozinhe o inhame para congelar. Descasque e cozinhe até ficar macio. ... Deixe o inhame esfriar, coloque em recipiente hermético e leve para o freezer.
Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer. Cozinhar em panela aberta com água cobrindo até ficar no ponto de colocar o palito e estiver cozido, mas sem desmanchar muito. Escorrer a água e voltar ao fogo baixo só para secar bem.
As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa. ... O primeiro é deixar o alimento, já cortado, mergulhado em água. Enquanto estiver submerso, o vegetal não vai escurecer.
Coloque todos os legumes em uma tigela com água gelada, depois escorra e seque com papel toalha o máximo que puder, evitando assim a formação de gelo ao congelar. Agora é separar em porções e colocar no freezer. Validade: 2 meses.