A origem do truco é incerta, especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.
Joga-se truco apenas com 1 baralho , retirando-se as cartas 8 9 10 e o curinga. Cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra. A carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Existem as Manilhas, que são as quatro cartas mais fortes do jogo, mais forte que o 3.
Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
Valete é uma carta de baralho. A palavra deriva do francês valet, que designa um empregado doméstico masculino, subordinado a alguém - normalmente ao senhor da casa.
A Rainha de Copas simboliza nutrição, cuidado, compaixão e sensibilidade. Ela representa a boa esposa e a mãe amorosa. Ela é segura em suas emoções e pode se conectar facilmente a outras pessoas em um nível emocional. Ela conquistou a admiração das pessoas por causa de sua honestidade, carinho e bondade.