As estimativas do total de pessoas mortas na guerra (de 2003 a 2011) divergem de fonte para fonte, com os números variando de 100 000 a até mais de 600 000 fatalidades.
Cerca de 120 000 soldados americanos morreram (a maioria devido a doenças). Após a guerra, milhões foram desmobilizados.
O Estados Unidos é o país da OTAN com maior número de baixas no conflito afegão: 1.
O conflito também foi conhecido como guerra dos Estados Unidos no Afeganistão. Os seus objetivos públicos eram desmantelar a Al-Qaeda, e negar-lhes uma base segura de operações no Afeganistão removendo o Talibã do poder.
Na verdade, foi uma guerra civil entre grupos militares do governo marxista afegão e grupos rebeldes islâmicos (mujahidins). Uma das principais causas da guerra civil foi a crise econômica que eclodiu na União Soviética, no governo de Leonid Brejnev, no final da década de 1970.
O Talibã chegaria ao poder em 1996, vitorioso na guerra civil entre grupos islâmicos que se seguiu à retirada soviética, em 1989; e instauraria um governo de terror, impondo a sharia: oprimindo mulheres, perseguindo minorias étnicas, promovendo expurgos e implodindo as estátuas dos Budas de Bamiyan, patrimônio da ...
O atual governo inclui membros da Aliança do Norte, um grupo político formado por elementos de diferentes regiões e grupos étnicos nomeados pela Loya jirga - conselho ligado às antigas tradições afegãs, inicialmente constituído por membros da etnia Pashtun, majoritária, e atualmente formado por diferentes líderes ...
Resposta. Resposta: Para impedir um desenvolvimento intelectual das próprias, para que não fosse possível uma tal revolta.