Ligações externas
Manuel I
Resposta. D. Manuel I, também chamado de O Venturoso.
Afonso Henriques
Pedro I nasceu em Lisboa, em 1798, e era filho de D. João VI e Carlota Joaquina, rei e rainha de Portugal a partir de 1816. Tornou-se regente do Brasil em 1821, quando seu pai foi obrigado a retornar para Portugal. Aqui no Brasil se tornou líder do processo de independência, proclamando-a em 7 de setembro de 1822.
Saul
Dom Pedro I
Como nação independente, o Brasil teve dois monarcas, os imperadores D. Pedro I (1822–1831) e D. Pedro II (1831–1889). Em 1889, a monarquia foi abolida por um golpe de Estado militar e a República do Brasil foi proclamada.
Em 8 de setembro de 1904, por decreto do papa Pio X, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada - com a coroa presente da princesa Isabel - em uma celebração solene em praça pública, como Rainha do Brasil. Em 1930, foi proclamada Padroeira do Brasil, por decreto do papa Pio XI.
A Abdicação de D, Pedro I, ocorrida em 7 de abril de 1831, deveu-se a uma série de complicações políticas nascidas dos interesses de brasileiros e portugueses, à época. Após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo então Príncipe Regente D. ... Pedro como imperador do Brasil (tornando-se então D.
Resposta: Após a abdicação de D. Pedro I, em 7 de Abril de 1831, o governo deveria ser passado ao herdeiro direto D. Pedro II, porém o mesmo era muito jovem e não havia alcançado a maioridade, não podendo exercer o título de Imperador.
Dom Pedro I abdicou o trono do Brasil na madrugada de 7 de Abril de 1831, pois foi desgastado com os conflitos da Confederação do Equador e Guerra da Cisplatina, seguidos de muitas manifestações públicas contra o mesmo (Dom Pedro I).
Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.
Instituir um governo formado por regentes, já que Dom Pedro ll não tinha idade suficiente para assumir. Assim, deu-se início ao período regencial brasileiro, que se encerrou em 1840 com o golpe da maioridade e ascensão de Pedro ll no poder (mesmo não tendo idade suficiente).
Pedro I (1798-1834), filho de D. João VI e de Carlota Joaquina, nasceu em Portugal e veio para o Brasil junto com a Família Real em 1808, por conta da invasão das tropas francesas. Em 1820, por causa da chamada Revolução do Porto, D. João VI voltou para Portugal, deixando seu filho D.
11 de dezembro de 1826