1-Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. ... Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. 2-Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo.
Os flavorizantes podem ser naturais (óleos essenciais extraídos de plantas e sabores naturais de frutas) ou artificiais (álcoois aromáticos, aldeídos, bálsamos, fenóis, terpenos, etc.). O acetato de benzila, por exemplo, é um dos componentes dos medicamentos com sabor artificial de cereja, abricô, pêssego e morango.
As substâncias naturais ou artificiais responsáveis por conferir ou acentuar o sabor e o aroma dos alimentos e bebidas recebem o nome de flavorizantes. ... Acetato de etila – flavor de maçã Butanoato de etila – flavor de abacaxi.
Sabor resulta de compostos divididos em duas classes: - Compostos responsáveis pela sensação do paladar; - Compostos responsáveis pelos odores. Substâncias como os ácidos orgânicos de baixa massa molecular estão envolvidos tanto no odor como no sabor!
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
As reações de esterificação diretas que ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool são muito usadas pelas indústrias alimentícias porque muitos ésteres formados são aromatizantes artificiais, que são utilizados na produção de balas, chicletes, sorvetes, doces etc.
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa. E a reação de formação de um lipídeo é conhecida como esterificação: A reação de esterificação é muito importante por dois motivos: ocorre no seu organismo e aparece na maior parte dos vestibulares. O lipídeo pode estar na forma de gordura ou de óleo.
A reação de transesterificação é uma reação química que pode ocorrer entre um éster e um álcool ou entre um éster e um ácido, sempre tendo a formação de um novo éster. ... A este tipo de transesterificação foi atribuído o termo de alcoolize, tendo como produtos principais o éster (biodiesel) e o glicerol (glicerina).
A saponificação é a hidrólise alcalina de ésteres provenientes de ácidos graxos. A reação é assim denominada porque o sal formado recebe o nome de sabão.
O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões com motores diesel, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal).
Entre as principais vantagens do uso do biocombustível estão:
Resposta. - Se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos.
Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis
Quais os Principais Tipos de Biocombustíveis Produzidos no Brasil...
Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural. Trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.
biodiesel