Porém, quando é necessário, o tratamento é feito com a remoção do líquido com uma agulha e seringa ou colocação de um dreno, que é um pequeno tubo inserido na pele diretamente até ao seroma, permitindo que o líquido saia. Entenda melhor para que serve o dreno e como cuidar.
Segundo o cirurgião plástico, Dr. Luiz Molina, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o seroma ocorre quando há acúmulo de líquido embaixo da pele, geralmente perto da cicatriz da cirurgia. “É uma reação inflamatória causada pelo próprio sistema imunológico do paciente.
A drenagem linfática pós cirúrgica é uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos, onde ele será drenado. É feita de forma manual, mas sempre com movimentos suaves e sem muita pressão.
As manobras são realizadas com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes. A utilização da drenagem linfática manual é descrita em casos de redução de edemas linfáticos, fibro-edema gelóide, retenção hídrica e edemas pós-operatórios.
O ideal é realizar, pelo menos, 1 sessão antes da cirurgia e depois da lipo, deve-se realizar a drenagem diariamente durante 3 semanas. Após esse período a drenagem deve ser realizada em dias intercalados por mais 3 semanas.
Os alimentos que devem ser evitados Dois desses "vilões" são os doces e chocolates. "Além de esses alimentos não contribuírem para a digestão, eles ainda são fonte de gordura e açúcar em grande quantidade", diz.
A intensidade do inchaço e o tempo que ele demora para passar pode variar muito de uma pessoa para outra e de acordo com a forma como ele foi tratado. No caso da lipo, pode durar um pouco mais que os outros. Geralmente, o inchaço desaparece entre 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses.
A fibrose é uma cicatriz interna que se forma através da formação de tecido conjuntivo após uma cirurgia plástica. Ela pode ocorrer em locais como os pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração até nas grandes cirurgias de abdominoplastia.